Friday, September 11, 2009

Huberto Rohden

Na tertúlia *1321. Compensação Mentalsomática - Quinta-feira, 10 de Setembro de 2009 foi mencionado Huberto Rohden, teólogo catarinense. Segue trecho do artigo sobre ele na Wikipédia.

Huberto Rohden (São Ludgero, 31 de dezembro de 1893São Paulo, 7 de outubro de 1981) foi um filósofo, educador e teólogo catarinense, radicado em São Paulo.

Filho de Johannes Rohden e de Anna Locks.

Precursor do espiritualismo universalista, escreveu mais de 100 obras (ao final da vida, condensadas em 65 livros), onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e abordagem espiritualista de questões pertinentes à Pedagogia, Ciência e Filosofia, enfatizando o autoconhecimento, auto-educação e a auto-realização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia: autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do indivíduo, reconhecendo que deve assumir as conseqüências dos atos e buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder de eliminar os débitos morais do fiel.

Link do artigo completo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden

Link da wikipedia em inglês com artigo sobre ele:

http://en.wikipedia.org/wiki/Huberto_Rohden

Minibiografia e coleânea:

http://www.cuidardoser.com.br/coletanea-huberto-rohden.htm

***

No comments: